Contribuições de diferentes perspectivas da Psicologia para o pensamento em Educação. Dimensões do processo de ensino e aprendizagem. O tema do desenvolvimento e suas implicações para o contexto educativo.
Compreender diferentes teorias e práticas acerca do desenvolvimento e da aprendizagem em sala de aula do ensino formal.
Básica
CARRARA, K. (Org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
COLL, C.; PALACIOS, J. e MARCHESI, A. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médica, 1996. Vol. 2.
MEIRA, Marisa E. M. e ANTUNES, Maria A. M. (Org.) Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
Complementar
PIAGET, J. Psicologia e Epistemologia. Lisboa. Publicações D. Quixote. 1991.
_____. A Linguagem e o Pensamento da Criança. São Paulo. Martins Fontes. 1986.
RUBINSTEIN, E. R. O estilo de aprendizagem e a queixa escolar: entre o saber e o conhecer. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2003.
TANAMACHI, E. e ROCHA, M. Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
VIGOTSKI, Lev. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
WALLON, H. (1941) A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.